Cuidados para as fake news não prejudicarem suas estratégias de marketing
15 de maio de 2020
Mostrar tudo

Como e por que fazer uma lista de transmissão no WhatsApp

O WhatsApp já virou uma das principais formas de comunicação no Brasil, inclusive para determinadas ações corporativas, como estratégias para compartilhar conteúdos. O aplicado foi mais utilizado no país em 2019, de acordo com um monitoramento divulgado em um relatório da empresa App Annie. Por isso, é fundamental saber como usar os recursos que a plataforma tem a oferecer, pois ela proporciona um grande alcance entre clientes brasileiros. 

Por meio de listas de transmissão, você pode manter comunicações mais assertivas, enviando mensagens de forma segmentada para dois ou mais contatos de uma só vez, incluindo vídeos, textos, fotos e áudios. Essa forma de manter um relacionamento eficaz com seus clientes permite o envio de seus conteúdos para diferentes pessoas simultaneamente. Ao fazer isso, cada destinatário da sua lista recebe o recado sem saber que outros também receberam a mesma mensagem.

Por que você deve usar uma lista de transmissão?

Um modo de se comunicar com duas ou mais pessoas pelo WhatsApp Business, ferramenta destinada a comunicações corporativas, é criando grupos. Porém, essa opção é mais recomendada para estabelecer diálogos que garantem uma proximidade maior, mas não são tão indicados para fazer o chamado WhatsApp marketing. 

Com uma lista de transmissão, suas ações de marketing podem ter um efeito mais satisfatório. A partir de uma lista com contatos, sua companhia consegue transmitir mensagens a todos de uma só vez, de maneira privada. Assim, não há necessidade de adicionar ninguém a um grupo. Como muitas pessoas já fazem parte de inúmeros grupos, inclusive no âmbito pessoal, você evita criar mais um para elas acompanharem.

Caso alguém responda suas mensagens, a conversa fica privada e não é exibida a mais ninguém da lista de transmissão. Outra vantagem é que o recurso é grátis, mas é preciso que os destinatários tenham o contato da sua empresa salvo em seus aparelhos. 

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp

O processo de criação é intuitivo e não leva muito tempo. Confira o passo a passo:

1. Abra o WhatsApp Business e selecione o botão “Listas de Transmissão”, que fica no topo da tela de conversas;

2. Na nova tela, clique em “Nova lista”, opção localizada na parte inferior;

3. Para escolher os contatos, digite seus nomes ou toque no botão “+”. 

4. Finalize tocando em “Criar”. Depois disso, é só começar a escrever mensagens para os contatos da lista. A configuração pode ser feita da seguinte forma: acesse a conversa, selecione o botão “i” e configure como quiser, alterando nome, contatos e imagem, por exemplo. 

Mais informações para criar listas de transmissão

Você pode criar quantas listas precisar, sendo a única limitação a quantidade de contatos de cada uma (de 2 a 256, como informamos acima). Se um deles não receber sua mensagem é porque a pessoa ainda não tem seu contato salvo no celular. Então, basta pedir que adicione o número.

Nossa última recomendação é sempre respeitar as boas práticas do aplicativo, caso contrário você pode ter seu número bloqueado. Além disso, uma boa opção é comprar um número pré-pago para reservar este para o WhatsApp Business, garantindo um gerenciamento mais prático no dia a dia. 

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco e aproveite para saber como criar as melhores estratégias de marketing digital para sua empresa. 

Deixe seu comentário!