Dicas para combinar e-mail marketing e rede social
26 de janeiro de 2016
Ideias e inspirações para o blog da sua agência de viagem
Ideias e inspirações para o blog da sua agência de viagem
20 de junho de 2017
Mostrar tudo

Como o mercado de turismo vai estar daqui 10 anos?

O futuro do mercado de turismo depende muito de alguns fatores. Porém, hoje em dia, já conseguimos prever algumas mudanças significativas nesse ramo.

Isso deve-se pela nova forma das pessoas verem a viagem. Antigamente, por exemplo, os turistas viajavam para descansar e procuravam um lugar tranquilo para isso.

Não queremos dizer que isso não existirá, mas com certeza, daqui 10 anos, essa procura será muito menor, pois os turistas viajarão para contar histórias, conhecer novos lugares e, principalmente, novas pessoas.

Sabendo disso, nós decidimos produzir esse conteúdo. Nele, apresentamos 4 tendências do mercado de turismo para o futuro que você deve estar atento desde já. Confira!

 

1. Economia colaborativa

Já ouviu falar de sharing economy? Pois estão, esse é um sistema de economia colaborativa que veio para revolucionar o segmento de viagens.

Esse sistema socioeconômico foi construído em torno da partilha de recursos humanos e físicos. Isso possibilita que pessoas e organizações compartilhem e façam a reutilização de produtos e serviços.

Para você ter ideia, segundo dados divulgados pela Forbes, a receita gerada no sistema de economia colaborativa movimentou cerca de 3.5 milhões de dólares, somente no Estados Unidos.

Algumas empresas já estão investindo nessa economia, como é o caso da Airbnb, que possibilita que pessoas de 190 países diferentes façam cadastros para receber visitantes.

 

2. Mercado 100% digital

O mercado digital só cresce no país. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o Brasil superou a marca de 100 milhões de usuários na internet em 2015.

Então, é impossível não considerar a hipótese de que o mercado de turismo será 100% online daqui 10 anos.

Já é possível reparar que as agências estão cada vez mais investindo em estratégias na internet, como gestão de redes sociais, marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo, entre outras.

Portanto, se você não quer ficar de fora do mercado de turismo no futuro, saiba que investir no avanço da tecnologia deve ser uma prioridade para sua agência desde já.

 

3. Novos perfis de turistas

“Como assim, o perfil dos viajantes também irá mudar?”.

Sim. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Horwath HTL, uma das tendências é que os turistas não sejam mais os mesmos em 2025. O que impactará diretamente no mercado de turismo, tendo em vista que muitas empresas não estão por dentro dessas supostas mudanças.

A pesquisa mostrou que, no futuro, os turistas irão procurar por experiências interativas, emocionais e exploratórias, não apenas por descanso e tranquilidade.

Então, isso significa que a sua agência de viagem já deve dar atenção a esses dados, para enfrentar o futuro do mercado de turismo da melhor forma possível.

 

4. Novos destinos

Segundo dados divulgados pela mesma pesquisa, os destinos mais procurados pelos viajantes também não serão mais os mesmos.

Na procura dessas experiências, os turistas irão optar por destinos na América do Sul, Ásia, Leste da Europa e África.

Países como a China e a Índia, por exemplo, também terão que se reinventar e tentar oferecer experiências satisfatórias para os novos perfis de turistas.

O Templo Dourado em Amritsar, cidade da Índia

 

No futuro, tudo será questão de readaptação! Sua a agência de viagem não pode ficar de fora dessa grande evolução.

Se você gostou do conteúdo sobre como o mercado de turismo vai estar daqui 10 anos, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas novidades do blog por lá!

 

Deixe seu comentário!